GK Bike Store - шаблон joomla Книги
Menu

HISTÓRIA DO SANEAMENTO

Desde milênios antes de Cristo, quando o homem começou a viver em aglomerações, e surgiram as primeiras cidades, o abastecimento de água de boa qualidade já era preocupação para uma vida saudável. Inicialmente com a coleta direta das fontes e logo após com os aquedutos, primeira forma de distribuição de água.

No Brasil, durante o período colonial, as soluções para esse problema eram individuais e em alguns casos resumia-se à simples colocação de chafarizes nas cidades.

Em Itabira não foi diferente até 1905. Nesse ano, o Governo de Minas Gerais contratou os serviços dos engenheiros Lourenço Baeta Neves e José Barcellos de Carvalho para projetarem o abastecimento de água à então Itabira do Matto Dentro. Esse trabalho foi aprovado pela Resolução nº 297, de 6 de novembro de 1905, que complementava a lei n° 287, de 21 de setembro de 1905 e é, portanto, a primeira regulamentação do abastecimento público da cidade de Itabira. Lei que foi assinada pelo Presidente da Câmara, João Baptista Martins da Costa, àquela época, com poderes de prefeito.

Finalmente, a lei n° 151 de 20 de maio de 1955, do Prefeito Virgilino Quintão, criou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira.

back to top