Plantão: Ligue 115

Dúvidas frequentes

Dúvida? Estamos aqui para ajudar.

  • Qual o local e horário de atendimento ao público do SAAE?

    Posto de Atendimento SAAE

    Tv. Gonzaguinha, 15 - Esplanada da Estação

    Itabira - MG - CEP 35900-556.

  • Como tiro uma segunda via de minha conta?

    A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site www.saaeitabira.com.br .Para isso o consumidor deve estar munido de uma outra conta para informar a matrícula e ter acesso ao portal. Também pode solicitar através do telefone 31 3839-1318 o envio da conta por e-mail, ou pessoalmente, na Sede Administrativa do SAAE. A emissão da segunda via feita pelo portal de serviços online e por e-mail não tem qualquer custo para o consumidor, porém a segunda-via emitida no escritório do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.

  • Quais os canais de comunicação com o SAAE?

    Plantão: 115

    Atendimento Geral: (31) 3839-1300

  • Como faço para solicitar uma Ligação de Água/Esgoto ? Quais os documentos exigidos ? Quanto tempo leva para atender o pedido?

    O proprietário do imóvel deverá comparecer à Sede Administrativa do SAAE, munido de CPF e RG, planta do imóvel aprovada e o atestado de numeração do imóvel fornecido pela Prefeitura.

  • Como faço para solicitar um serviço ou abrir uma reclamação?

    Através do canal de relacionamento, via telefone ou balcão de atendimento o consumidor pode registrar reclamações e/ou solicitar serviços, formal ou informalmente. As solicitações e/ou reclamações formais são tratadas por meio de Requerimentos e Ordens de Serviço. Esta, após sua emissão, é encaminhada ao setor responsável para sua execução. As solicitações e/ou reclamações informais são caracterizadas como espécies de dúvidas, sendo assim, o Atendente procura sanar a dúvida do consumidor no mesmo momento, ou encaminhá-lo para a pessoa competente para tal esclarecimento.

  • Minha conta está vencida. Posso pagá-la normalmente nos bancos ou lotérica?

    Sim, sua conta poderá ser paga mesmo após o vencimento nas agências bancárias e lotéricas, tendo como prazo limite  a data do corte.

  • Quantos dias após o vencimento da fatura é realizado o corte?

    O corte é programado para ocorrer sempre após 40 dias da data de vencimento da fatura.

  • A água que recebo tem gosto de cloro, isso prejudica minha saúde?

    Não. Muito pelo contrário, o cloro é o selo de garantia de uma água saudável. Só o cloro garante a ausência de bactérias e de micro-organismos que fazem mal à nossa saúde. A utilização do cloro na água tratada é uma determinação do Ministério da Saúde. Para tirar o gosto de cloro, coloque por algum tempo a água em um recipiente aberto na geladeira.

  • Por que as águas pluviais (chuva) não podem ser direcionadas para a rede esgoto?

    As redes de esgotos foram projetadas para coletar o esgoto sanitário e não tem capacidade para suportar o volume de água gerado pelas chuvas. Este tipo de ligação pode gerar retorno de esgotos para todos os imóveis conectados à rede. A água da chuva é limpa comparada ao esgoto, caso haja a mistura, passa a ser esgoto e consequentemente submeterá ao tratamento.

  • O que é o PADRÃO de Água? Qual sua finalidade?

    PADRÃO de Água - É um kit de instalação composto de um conjunto de tubos e conexões a serem instalados na frente do imóvel, permitindo a ligação da rede de abastecimento de água às instalações hidráulicas. O local onde fica instalado o PADRÃO é o ponto limite entre a responsabilidade do SAAE e a do consumidor. O hidrômetro, aparelho para medição e registro do consumo, será colocado após a instalação do padrão. O padrão deve ser instalado pelo consumidor em local que não dificulte o acesso do leiturista, pois no ato da leitura do hidrômetro (medidor), caso o profissional não tenha acesso, será lançado em sua fatura a média de consumo dos últimos meses e não o consumo real. Quanto ao diâmetro do padrão a ser instalado, depende da necessidade em m³/hora do requerente. Toda ligação de água deve ter padrão instalado.

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