Após mais de 20 anos de esquecimento, comunidade de Macacos receberá obras de saneamento básico

22 de maio de 2023

Localidade receberá investimentos do Saae por meio do desenvolvimento do projeto Desenvolvendo Comunidades. Orçamento total é na ordem de R$ 3,5 milhões 

A realidade da comunidade de Macacos, na zona rural de Ipoema, em breve não será mais a mesma no que diz respeito ao saneamento básico. Nesta segunda-feira (22), a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, Karina Rocha Lobo, esteve na comunidade para contar a novidade.

 

Já no próximo mês, o Saae dará início a perfuração de poços artesianos, construção de redes e ramais de abastecimento, implantação de reservatórios de distribuição e instalação de fossas sépticas com filtros anaeróbios e/ou biodigestores. 

 

A comunidade conta com aproximadamente 25 famílias e 70 moradores, tendo a cisterna como a principal fonte de abastecimento. Já a destinação de efluentes é feita em sua maioria por fossas negras, caracterizadas por uma escavação realizada sem nenhum revestimento, tampouco tratamento adequado, onde os dejetos humanos são despejados nesta abertura e entram em contato direto com o solo. O que causa preocupação devido a possibilidade de contaminação do solo e do curso d’água.

 

“Nasci e fui criada aqui. E essa notícia é ótima. O pessoal aqui estava achando que não ia ter água tratada. Mas eu nunca perdi a esperança. Graças a Deus temos agora um prefeito que conhece a nossa comunidade, as nossas dificuldades, e ele vai trazer água para nós. Há mais de 20 anos que esperamos por esse momento”, disse Maria da Silva Sena Gonçalves, moradora da comunidade de Macacos. 

 

Pedro Chagas da Silva mora com a família na comunidade desde 2009. Em sua casa, cinco pessoas enfrentam diariamente as dificuldades de não ter saneamento básico. “A água eu pego no brejo, mas é muito ruim. Eu compro água pra beber, quando está chovendo compro água mineral para dar banho na minha filha. Parece que somos mais esquecidos. Desde quando cheguei na comunidade pedimos para ter água tratada, mas ninguém deu essa força pra gente”, comentou o morador de Macacos.

 

Desacreditado com tantas promessas, Pedro Silva agora está confiante de que terá água potável em casa e correto tratamento do esgoto sanitário. “Estou confiante porque nunca chegou a esse ponto, nunca tivemos uma conversa como essa”, afirmou. 

 

Itabira possui mais de 100 comunidades rurais, das quais 76 tiveram diagnóstico ambiental realizado a partir de visitas de técnicos do Saae. O mapeamento faz parte do projeto Desenvolvendo Comunidades. 

“Estamos iniciando um grande projeto de saneamento rural para 2023 e a primeira comunidade a ser beneficiada é Macacos. Uma comunidade esquecida há mais de 20 anos pelo poder público e que solicita ter o direito de receber água de qualidade em casa. E graças ao prefeito Marco Antônio Lage isso vai acontecer”, afirmou Karina Lobo.

 

O investimento a ser realizado pelo Saae nesta etapa do programa Desenvolvendo Comunidades é na ordem de R$ 3,5 milhões. As obras serão realizadas pela Hydro Tech Brasil Equipamentos para Saneamento LTDA, vencedora do pregão eletrônico nº 048/2022. Representantes da empresa também estiveram hoje na visita à comunidade de Macacos.

 

“Entendemos que saneamento básico, além de adequação ambiental, se insere no direito à saúde, à vida e à dignidade das pessoas. O acesso a saneamento básico é marcado por desigualdades e o que estamos fazendo agora é corrigindo as falhas do passado. As comunidades rurais, por tempos esquecidas, agora ganham atenção do poder público, seja no cuidado com obras de infraestrutura ou saneamento básico”, avalia o prefeito Marco Antônio Lage.

Compartilhe nas redes sociais

30 de julho de 2025
Manutenção corretiva interrompe temporariamente abastecimento na comunidade do Laboreaux Uma manutenção corretiva no poço artesiano, iniciada na manhã desta quarta-feira (30), interrompe temporariamente o abastecimento para a comunidade do Laboreaux. A previsão é que a manutenção seja concluída na manhã da quinta-feira (31) e o abastecimento seja retomado gradativamente durante a tarde. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira informa que o abastecimento de água permanece temporariamente interrompido nesta quarta-feira (30) na Rua do Ouro, bairro Campestre, devido à execução das obras do Sistema Rio Tanque. A CEMIG está atuando para fazer a substituição de um transformador no local. A previsão é que o abastecimento seja retomado gradativamente na manhã da quinta-feira (31). As intervenções são necessárias para a continuidade das melhorias no sistema de abastecimento visando garantir maior eficiência e segurança operacional. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o município está entrando no período mais crítico da estiagem. Essa fase é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, elevação das temperaturas e aumento significativo no consumo de água. Nesse cenário, os mananciais responsáveis pela captação de água que abastecem as principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município já apresentam sinais de redução no volume disponível, o que pode comprometer a regularidade do fornecimento nos próximos meses. Neste primeiro momento, o Saae Itabira já adota medidas preventivas e trabalha em alternativas para garantir o abastecimento da população durante este período. Equipes técnicas monitoram constantemente a situação dos mananciais, avaliando soluções que possam minimizar os impactos no fornecimento de água. A autarquia manterá a população informada sobre a situação por todos os seus canais de comunicação. Reforçamos sempre a importância do uso consciente e responsável da água!