Relatório de Atividades

As Notas Técnicas GRT Nº 11/20171 e GRT Nº 10/20192 ambas tratando sobre o detalhamento da Revisão Tarifária Periódica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, que estabeleceram o “Programa de Desenvolvimento e Gestão” que definiu todo o escopo das atividades desenvolvidas por este programa. O tópico 14.3 da primeira Nota Técnica, detalha:

Ao longo dos anos de regulação do Saae de Itabira, a Arsae tem percebido dificuldades sistemáticas do prestador no que se refere à qualidade das informações, especialmente contábeis. Com a migração do sistema de informações em 2016, era esperada uma maior adequação de procedimentos e registros para atendimento ao PCASP, o que ainda não aconteceu. A agência tem feito uso de balancetes de receita e despesa, ambos de caráter orçamentário, para atualização de sua base de dados, sendo necessário o recebimento de informações contábeis de natureza patrimonial, cujos registros são realizados por regime de competência. Também têm sido recorrentes inconsistências entre as informações prestadas de maneira contábil e extracontábil. Um exemplo são os dados relativos à Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, que estão presentes em planilhas extracontábeis, mas não aparecem nas movimentações contábeis de maneira clara. 



Dada a urgência de adequação dos procedimentos contábeis para atendimento de órgãos governamentais de controle e melhora na geração de informações gerenciais, e entendendo que o esforço de gestão pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados, mesmo com limitação de recursos, a Arsae está incluindo nesta Revisão Tarifária recursos para a contratação de consultoria especializada em gestão. A função principal desse tipo de consultoria é apoiar o prestador na avaliação de processos contábeis e comerciais com foco em melhorar a qualidade de informações e elaborar análises gerenciais que permitam aproveitar oportunidades de ganho em eficiência, redução de custos e aumento de receita.

Os relatórios trimestrais apresentados são os documentos sintéticos com as principais atividades desenvolvidas, apresentadas obrigatoriamente para a agência reguladora e ao SAAE de Itabira/MG dentro do escopo objeto do programa.

Relatórios Trimestrais

Extratos

Lista de serviços

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã