Itabira entra em acordo para conservação da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba

Érico Porto • 4 de julho de 2022

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) visa saneamento rural, redução e geração de sedimentos em estradas rurais da região

Um Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios do projeto Rio Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) foi assinado nesta semana em João Monlevade, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) . Objetivo é aumentar a disponibilidade hídrica, promover o saneamento rural e reduzir a geração de sedimentos em estradas rurais. O vice-prefeito Marco Antônio Gomes representou Itabira no evento.


“Participar desse projeto é muito importante para nós. Itabira atravessou uma fase muito difícil na questão do abastecimento e dos reservatórios de água. Assim, o Rio Vivo veio para salvar essa rede das nascentes importantes que se unem para formar um grande rio. Quando falamos em preservação da natureza, entendemos que não basta apenas plantar árvores, mas há também a necessidade de proteger as nascentes. É aí que vamos conseguir abastecer a cidade e trazer novamente o homem de volta ao campo onde terá seu sustento. A partir desse acordo, nasce uma esperança para todos os itabiranos na preservação da água”, afirma o vice-prefeito.


Principal iniciativa hidroambiental realizada por CBHs do Rio Doce, do qual o CBH-Piracicaba faz parte, o Rio Vivo reúne três ações realizadas pelos comitês: Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos, Programa de Saneamento Básico e Programa de Recomposição de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Nascentes. A primeira etapa, já iniciada, contempla o diagnóstico das propriedades rurais e os projetos das intervenções ambientais.


Participarão das intervenções cerca de três mil imóveis rurais de 20 municípios da região, além de Itabira. Serão implantados projetos de recuperação de nascentes, por meio do cercamento e revegetação; de remediação de áreas degradadas geradoras de sedimentos; e de sistemas de tratamento de esgoto. Na região contemplada com recursos do CBH-Piracicaba, como é o caso de Itabira, também haverá investimentos em sistemas de tratamento de água.


A conservação de áreas importantes para a biodiversidade e preservação dos recursos hídricos no é meta do programa Águas de Itabira. Foram 87 cadastros, superando as expectativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que planejou cadastrar 70 proprietários rurais. A Prefeitura poderá remunerar os participantes a partir do engajamento na conservação da biodiversidade, proteção das nascentes e produção de água. O valor total de recursos previstos para este ano é de até R$ 700 mil.




Compartilhe nas redes sociais

30 de julho de 2025
Manutenção corretiva interrompe temporariamente abastecimento na comunidade do Laboreaux Uma manutenção corretiva no poço artesiano, iniciada na manhã desta quarta-feira (30), interrompe temporariamente o abastecimento para a comunidade do Laboreaux. A previsão é que a manutenção seja concluída na manhã da quinta-feira (31) e o abastecimento seja retomado gradativamente durante a tarde. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira informa que o abastecimento de água permanece temporariamente interrompido nesta quarta-feira (30) na Rua do Ouro, bairro Campestre, devido à execução das obras do Sistema Rio Tanque. A CEMIG está atuando para fazer a substituição de um transformador no local. A previsão é que o abastecimento seja retomado gradativamente na manhã da quinta-feira (31). As intervenções são necessárias para a continuidade das melhorias no sistema de abastecimento visando garantir maior eficiência e segurança operacional. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o município está entrando no período mais crítico da estiagem. Essa fase é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, elevação das temperaturas e aumento significativo no consumo de água. Nesse cenário, os mananciais responsáveis pela captação de água que abastecem as principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município já apresentam sinais de redução no volume disponível, o que pode comprometer a regularidade do fornecimento nos próximos meses. Neste primeiro momento, o Saae Itabira já adota medidas preventivas e trabalha em alternativas para garantir o abastecimento da população durante este período. Equipes técnicas monitoram constantemente a situação dos mananciais, avaliando soluções que possam minimizar os impactos no fornecimento de água. A autarquia manterá a população informada sobre a situação por todos os seus canais de comunicação. Reforçamos sempre a importância do uso consciente e responsável da água!