Núcleo de Emergência Ambiental confirma parecer do Saae e atesta que água da Pureza não oferece riscos à saúde

16 de novembro de 2023

Òrgão do Governo do Estado confirmou ainda que os parâmetros químicos, relacionados a derivados de petróleo, estão em concentrações inferiores aos valores máximos permitidos

Uma nota técnica emitida pelo Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), órgão do Estado, confirma que a água entregue para a população abastecida pelo sistema Pureza, em Itabira, não oferece riscos à saúde. Um analista ambiental do órgão esteve na cidade na última terça-feira (14) e vistoriou o empreendimento apontado como o causador da contaminação do sistema de tratamento Pureza


O documento é assinado pelo analista ambiental Sérgio Luiz Sanglard Zanute e foi publicado ontem (15). Ele analisou os resultados preliminares das coletas, realizadas pelo  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, na água bruta e na água tratada, tanto na saída do tratamento quanto em pontos de distribuição monitorados no domingo (12). 


Sérgio Zanute confirmou que os parâmetros químicos, relacionados a derivados de petróleo, estão em concentrações inferiores aos valores máximos permitidos pela Resolução Conama nº 357/2005, que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e da Portaria GM/MS nº 888/2021, que dispõe sobre a qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 


“As investigações dos impactos do ocorrido no último fim de semana são levadas à sério pelo Saae. As análises foram realizadas por laboratório externo, homologado pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG), assegurando a confiabilidade dos resultados emitidos. Além disso, não deixamos de comunicar o fato às autoridades competentes, como o NEA, por exemplo. E ter o NEA reconhecendo e validando o que já havíamos informado, que a água distribuída à população abastecida pelo sistema Pureza não oferece riscos à saúde, confirma a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Saae”, afirmou a diretora-presidente do Saae de Itabira, Karina Rocha Lobo.


Sobre o NEA


O Núcleo de Emergência Ambiental é um órgão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que presta atendimento multidisciplinar em casos de acidentes com impactos ambientais e que podem trazer danos à saúde da população.

Para isto, profissionais como engenheiros químicos, ambientais, agrônomos e civis; químicos e técnicos compõem o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), com atuação em todo o Estado, conforme a natureza do acidente e o tipo de intervenção necessária.


O atendimento é feito em parceria com outras instituições, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Ambiental e prefeituras, em situações envolvendo, por exemplo, acidentes com caminhões que transportam produtos químicos ou inflamáveis, rompimento de barragens, vazamentos de resíduos industriais ou em postos de combustível.

Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã