Sistema de abastecimento sofre alterações e afeta fornecimento de água em bairros de Itabira

23 de abril de 2026

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o sistema de abastecimento do município passa por alterações que impactam temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros.

A situação ocorre devido à redução temporária da vazão no sistema que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe, para manutenção corretiva, comprometendo os níveis dos reservatórios e, consequentemente, o abastecimento em diversas localidades.


Poderão ocorrer intermitências no fornecimento de água nos bairros: Bálsamos, Conceição, Abóboras, Fênix, Jardim Belvedere, Monsenhor José Lopes, Ribeira de Cima, Residencial Pedras do Valle, Santa Marta e Santa Ruth.


A previsão é que o fornecimento seja normalizado na sexta-feira (24/04).


O Saae realiza manobras operacionais para minimizar os impactos e segue monitorando a situação, trabalhando para restabelecer o abastecimento no menor tempo possível.



Orientações 


O Saae reforça a importância do uso consciente da água durante este período, evitando desperdícios e priorizando atividades essenciais. A autarquia também destaca que, conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade suficiente para suprir as necessidades por, no mínimo, 24 horas.


Em casos de interrupção prolongada, superior a 24 horas, o fornecimento emergencial de água poderá ser solicitado por instituições que prestam serviços essenciais, conforme previsto na Resolução nº 132 da Arisb-MG.


Atendimento ao cliente


Para mais informações ou solicitações, o Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita. É importante ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula do imóvel no momento do contato.


Compartilhe nas redes sociais

Por Informática TI 17 de julho de 2026
A interrupção afeta a vazão do Sistema do Anel Hidráulico Chacrinha
Por Informática TI 14 de julho de 2026
Saae inicia campanha de conscientização e destaca a importância da participação da população diante da previsão de um segundo semestre com poucas chuvas
Por Informática TI 9 de julho de 2026
Pequenos problemas na instalação hidráulica podem passar despercebidos por meses e causar desperdício de água e aumento na conta