Chuvas provocam paralisação das ETAs e demandam economia de água em Itabira

16 de dezembro de 2025

ETA Pureza passa por adequação da qualidade da água e ETA Gatos segue parada para manutenção; reservatórios estão zerados

ETA Pureza

Itabira enfrenta mais um dia de transtornos provocados pelas fortes chuvas que atingem o município. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) Pureza e Gatos estão temporariamente paralisadas, o que compromete o abastecimento de água na cidade na manhã desta terça-feira (16/12).


A ETA Pureza está parada para adequação da qualidade da água. Após as chuvas intensas, a água dos mananciais chegou muito turva à estação, em razão do carregamento de sedimentos das margens dos rios pela enxurrada. Já a ETA Gatos segue paralisada para manutenção, após queda de energia e alagamento da casa de bombas. Os reservatórios dos dois sistemas encontram-se zerados.


Para garantir que a população receba água tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, o procedimento recomendado nessas situações é a redução da vazão de água que entra nas estações ou, quando necessário, a suspensão temporária da captação.


Na manhã de hoje, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou a alimentação do circuito da ETA Pureza sem bombeamento, com o objetivo de realizar a limpeza do decantador e dos filtros, etapa essencial para a retomada segura do tratamento.


Além da alteração na qualidade da água dos rios, o grande volume de chuvas também contribui para quedas de energia e danos em equipamentos, provocando paralisações emergenciais no sistema de abastecimento. No caso da ETA Gatos, uma equipe de eletromecânica do SAAE atuou durante todo o dia de ontem para restabelecer o funcionamento dos equipamentos. A energia foi restabelecida no início da noite.


A expectativa é que as ETAs Gatos e Pureza comecem a operar ao longo do dia de hoje, de forma gradual.


Enquanto o sistema é normalizado, o SAAE reforça a importância da economia de água e do uso consciente do recurso, priorizando atividades essenciais até a completa recuperação do abastecimento.

Compartilhe nas redes sociais

16 de dezembro de 2025
Em apenas dois dias, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, o maior volume de precipitações dos últimos anos na cidade.
15 de dezembro de 2025
Os recursos serão destinados para obras na área da saúde, educação e tratamento de esgoto na zona rural
Em apenas dois dias, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, o maior volume de precipitaç
16 de dezembro de 2025
Em apenas dois dias, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, o maior volume de precipitações dos últimos anos na cidade.