Encerramento da Oficina de Grafite
Oficina de Grafite leva cores e inspirações ao reservatório do Milhão

Chegou ao fim nesta quinta-feira (31), a oficina de Grafite no Reservatório do Milhão, promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A ação teve início na última segunda-feira (28), com atividades que envolveram aprendizados teórico e prático sobre a arte urbana.
O artista Hely Costa ministrou a oficina e passou conhecimentos sobre a história do grafite no Brasil, contou suas experiências grafitando pelo mundo, falou de alguns grafites realizados nas ruas de Belo Horizonte e passou técnicas de manuseio do spray de tinta e sua aplicação sobre a superfície. “Meu objetivo na oficina era passar não só a parte prática do grafite, mas também a sua essência que nasceu dos rabiscos, tags, o cotidiano urbano e o movimentos hip-hop” contou.
A educadora Luana Alves foi uma das participantes da oficina. Ela conta que, além da atividade prática em pintar a superfície, o projeto foi uma nova forma de expressar os sentimentos por meio da arte. “Além do lado artístico, podemos reforçar o sentimento de pertencimento ao grafitar o muro e dar mais vida ao espaço. As oficinas contribuíram para a formação humana, estimularam a concentração e a valorização do próximo”, afirmou. “Conhecer o contexto da cultura que permeia a arte de rua ampliou ainda mais o nosso repertório da arte visual. O Hely é fantástico! Agradeço a ele pela partilha e ao Saae por nos oportunizar esse momento de aprendizagem”, completou.
A iniciativa da realização do grafite no reservatório do Milhão comoveu os funcionários que elogiaram a iniciativa e afirmaram que a arte deixou o reservatório mais bonito, “Essa arte, além de bonita, chama a atenção das pessoas que passam pela rua. Para nós que trabalhamos no local é uma motivação a mais”, afirmou Fabricio Silva Santos, operador de máquinas do Saae.
Compartilhe nas redes sociais