Furto de cabos em estação pode deixar bairros sem água em Itabira nesta quarta (17)

17 de abril de 2024

Estação Três Fontes foi alvo de criminosos nesta madrugada

Mais uma vez as estruturas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira foram alvo de vandalismo. Durante a madrugada de hoje (17), o painel elétrico do poço 01 da Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Fontes teve cabos furtados. Com isso, o abastecimento em 11 bairros pode ser prejudicado: Alto Boa Vista, Alto Pereira, Caminho Novo, Giannette, Moinho Velho, Pará, 14 de Fevereiro, Vila Amélia, Vila Cisne, Vila Paciência, Vila São Joaquim e Vila Técnica do Areão. 


 A previsão é que o abastecimento gradativo nestes bairros inicie-se durante a tarde. A Polícia Militar foi acionada e um boletim de ocorrência está sendo confeccionado. Vale lembrar que a depredação do patrimônio público é um ato que não causa prejuízo somente ao município, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com a Lei nº 2.848/40, artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.


O Saae condena veementemente todo e qualquer ato de depredação ao patrimônio público e trabalha para restabelecer o abastecimento de água nos bairros afetados.

Parada programada


Também nesta quarta-feira (17) acontece a interrupção do fornecimento de água pela Vale para os sistemas Chacrinha e anel hidráulico. A previsão é que o abastecimento gradativo inicie-se após às 12h.


Como todo o sistema de abastecimento de Itabira é interligado, esta ação interfere no abastecimento em toda a cidade. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pelo Saae ao longo do dia. 


Orientações

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. 

Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

Atendimento ao cliente


O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.


Compartilhe nas redes sociais

Por Comunicação SAAE • 28 de setembro de 2026
Temperaturas elevadas aumentam o consumo de água e exigem atenção para preservar os níveis dos reservatórios
Por Comunicação SAAE • 28 de setembro de 2026
Manobras para amenizar o risco de desabastecimento serão realizadas pelo SAAE
Por Informática TI • 23 de setembro de 2026
SAAE identifica inconsistência em contas de água e inicia correção dos documentos afetados