Manutenção Programada da Vale interrompe temporariamente funcionamento das ETAs Areão e Rio de Peixe

18 de março de 2026

Interrupção no abastecimento de água acontece neste sábado (21/03)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) informa que uma manutenção realizada pela Vale, neste sábado (21), interrompe temporariamente o funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Rio de Peixe e Areão. A parada será necessária em função de uma manutenção elétrica preventiva trienal. 


Em decorrência da manutenção, a vazão do sistema do Anel Hidráulico Chacrinha será reduzido, podendo afetar o abastecimento de água em todos os bairros da cidade, já que o sistema é interligada. 



Orientações


O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. 


Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.


Atendimento ao cliente


O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Compartilhe nas redes sociais

Por Comunicação SAAE 31 de julho de 2026
A nova plataforma digital permitirá que os usuários resolvam várias demandas pelo celular, com mais rapidez, segurança e atendimento humanizado, quando necessário.
Por Informática TI 29 de julho de 2026
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) torna público o Resultado do Teste Prático e o Resultado Preliminar do Processo Seletivo nº 001/2025, para o cargo/função de Assistente Técnico – Topógrafo . Os candidatos poderão consultar os resultados no documento abaixo.