Plano de Segurança da Água: servidores do Saae e Defesa Civil participam de capacitação

11 de junho de 2024

O treinamento é parte fundamental das atividades previstas no Plano de Contingências e Emergências, que integra o Plano de Segurança da Água (PSA), documento interno que está sendo elaborado pelo SAAE.

Na última sexta-feira (7), os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Defesa Civil municipal participaram de um treinamento sobre barragens no município, ministrado pela equipe da Vale, e realizaram uma importante visita ao Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da mineradora e à barragem Itabiruçu. 

 

O treinamento é parte fundamental das atividades previstas no Plano de Contingências e Emergências, que integra o Plano de Segurança da Água (PSA), documento interno que está sendo elaborado pelo SAAE. 

 

Na parte da manhã foi dada ênfase sobre os aspectos gerais das barragens existentes no município, sobre Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBMs) e como cada mancha de inundação pode afetar as estruturas coletivas de abastecimento de água pertencentes ao SAAE, assim como as medidas emergenciais que podem ser adotadas em situações excepcionais. 

 

A visita ao CMG permitiu aos servidores conhecer de perto as tecnologias avançadas de monitoramento e gestão de riscos geotécnicos. Na barragem Itabiruçu, a única estrutura que atualmente recebe rejeito hidráulico, a equipe teve a oportunidade de observar as operações de segurança e as medidas preventivas em vigor.

 

Este intercâmbio de conhecimentos e práticas é essencial para aprimorarmos continuamente nossos processos e capacitar nossos funcionários, além de viabilizar alinhamento com membros externos (Defesa Civil e Vale), no intuito de garantir a segurança hídrica da população de Itabira. 

 

Seguimos comprometidos em implementar e manter os padrões de segurança e eficiência em nossos serviços. Juntos, construímos um futuro mais seguro e sustentável para todos.

Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã