Relatório de Atividades

As Notas Técnicas GRT Nº 11/20171 e GRT Nº 10/20192 ambas tratando sobre o detalhamento da Revisão Tarifária Periódica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, que estabeleceram o “Programa de Desenvolvimento e Gestão” que definiu todo o escopo das atividades desenvolvidas por este programa. O tópico 14.3 da primeira Nota Técnica, detalha:

Ao longo dos anos de regulação do Saae de Itabira, a Arsae tem percebido dificuldades sistemáticas do prestador no que se refere à qualidade das informações, especialmente contábeis. Com a migração do sistema de informações em 2016, era esperada uma maior adequação de procedimentos e registros para atendimento ao PCASP, o que ainda não aconteceu. A agência tem feito uso de balancetes de receita e despesa, ambos de caráter orçamentário, para atualização de sua base de dados, sendo necessário o recebimento de informações contábeis de natureza patrimonial, cujos registros são realizados por regime de competência. Também têm sido recorrentes inconsistências entre as informações prestadas de maneira contábil e extracontábil. Um exemplo são os dados relativos à Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, que estão presentes em planilhas extracontábeis, mas não aparecem nas movimentações contábeis de maneira clara. 



Dada a urgência de adequação dos procedimentos contábeis para atendimento de órgãos governamentais de controle e melhora na geração de informações gerenciais, e entendendo que o esforço de gestão pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados, mesmo com limitação de recursos, a Arsae está incluindo nesta Revisão Tarifária recursos para a contratação de consultoria especializada em gestão. A função principal desse tipo de consultoria é apoiar o prestador na avaliação de processos contábeis e comerciais com foco em melhorar a qualidade de informações e elaborar análises gerenciais que permitam aproveitar oportunidades de ganho em eficiência, redução de custos e aumento de receita.

Os relatórios trimestrais apresentados são os documentos sintéticos com as principais atividades desenvolvidas, apresentadas obrigatoriamente para a agência reguladora e ao SAAE de Itabira/MG dentro do escopo objeto do programa.

Relatórios Trimestrais

Extratos

Lista de serviços

23 de abril de 2026
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o sistema de abastecimento do município passa por alterações que impactam temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros.
22 de abril de 2026
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2025 TESTE PRÁTICO CARGOS: 1. Especialista - Engenheiro Civil – Dia 28/04/2026 2. Especialista - Engenheiro Eletricista - Dia 29/04/2026 3. Especialista - Engenheiro Sanitarista - Dia 30/04/2026 4. Assistente Técnico- Técnico em Automação – Dia 05/05/2026 5. Assistente Técnico- Técnico em meio Ambiente – Dia 06/05/2026 6. Assistente Técnico- Topografo– Dia 07/05/2026 7. Assistente Técnico- Técnico Em Eletrônica – Dia 08/05/2026 Horário: Conforme informado no e-mail de convocação enviado ao candidato. Local: SAAE de Itabira/MG – Rua Senhora do Carmo, nº 148, Bairro Pará, Itabira/MG
Por Priscila Porto 17 de abril de 2026
Manutenção no sistema Areão, realizada pela Vale, pode reduzir vazão do Anel Hidráulico Chacrinha