Relatório de Atividades

As Notas Técnicas GRT Nº 11/20171 e GRT Nº 10/20192 ambas tratando sobre o detalhamento da Revisão Tarifária Periódica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, que estabeleceram o “Programa de Desenvolvimento e Gestão” que definiu todo o escopo das atividades desenvolvidas por este programa. O tópico 14.3 da primeira Nota Técnica, detalha:

Ao longo dos anos de regulação do Saae de Itabira, a Arsae tem percebido dificuldades sistemáticas do prestador no que se refere à qualidade das informações, especialmente contábeis. Com a migração do sistema de informações em 2016, era esperada uma maior adequação de procedimentos e registros para atendimento ao PCASP, o que ainda não aconteceu. A agência tem feito uso de balancetes de receita e despesa, ambos de caráter orçamentário, para atualização de sua base de dados, sendo necessário o recebimento de informações contábeis de natureza patrimonial, cujos registros são realizados por regime de competência. Também têm sido recorrentes inconsistências entre as informações prestadas de maneira contábil e extracontábil. Um exemplo são os dados relativos à Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos, que estão presentes em planilhas extracontábeis, mas não aparecem nas movimentações contábeis de maneira clara. 



Dada a urgência de adequação dos procedimentos contábeis para atendimento de órgãos governamentais de controle e melhora na geração de informações gerenciais, e entendendo que o esforço de gestão pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados, mesmo com limitação de recursos, a Arsae está incluindo nesta Revisão Tarifária recursos para a contratação de consultoria especializada em gestão. A função principal desse tipo de consultoria é apoiar o prestador na avaliação de processos contábeis e comerciais com foco em melhorar a qualidade de informações e elaborar análises gerenciais que permitam aproveitar oportunidades de ganho em eficiência, redução de custos e aumento de receita.

Os relatórios trimestrais apresentados são os documentos sintéticos com as principais atividades desenvolvidas, apresentadas obrigatoriamente para a agência reguladora e ao SAAE de Itabira/MG dentro do escopo objeto do programa.

Relatórios Trimestrais

Extratos

Lista de serviços

30 de julho de 2025
Manutenção corretiva interrompe temporariamente abastecimento na comunidade do Laboreaux Uma manutenção corretiva no poço artesiano, iniciada na manhã desta quarta-feira (30), interrompe temporariamente o abastecimento para a comunidade do Laboreaux. A previsão é que a manutenção seja concluída na manhã da quinta-feira (31) e o abastecimento seja retomado gradativamente durante a tarde. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira informa que o abastecimento de água permanece temporariamente interrompido nesta quarta-feira (30) na Rua do Ouro, bairro Campestre, devido à execução das obras do Sistema Rio Tanque. A CEMIG está atuando para fazer a substituição de um transformador no local. A previsão é que o abastecimento seja retomado gradativamente na manhã da quinta-feira (31). As intervenções são necessárias para a continuidade das melhorias no sistema de abastecimento visando garantir maior eficiência e segurança operacional. Orientações O SAAE orienta que a população utilize a água com consciência, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Em relação às soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE funciona 24 horas pelo telefone 115 – a ligação é gratuita. Ao entrar em contato, tenha em mãos sua conta de água ou o número de matrícula. Também é possível falar com a equipe pelo WhatsApp: (31) 3839-1330.
30 de julho de 2025
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o município está entrando no período mais crítico da estiagem. Essa fase é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, elevação das temperaturas e aumento significativo no consumo de água. Nesse cenário, os mananciais responsáveis pela captação de água que abastecem as principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município já apresentam sinais de redução no volume disponível, o que pode comprometer a regularidade do fornecimento nos próximos meses. Neste primeiro momento, o Saae Itabira já adota medidas preventivas e trabalha em alternativas para garantir o abastecimento da população durante este período. Equipes técnicas monitoram constantemente a situação dos mananciais, avaliando soluções que possam minimizar os impactos no fornecimento de água. A autarquia manterá a população informada sobre a situação por todos os seus canais de comunicação. Reforçamos sempre a importância do uso consciente e responsável da água!