Saae de Itabira mantém plantão durante o fim de ano; confira o funcionamento

22 de dezembro de 2025

Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira adotará um esquema especial de funcionamento neste período. As atividades administrativas da autarquia, incluindo o atendimento presencial no Posto de Atendimento ao Cliente, estarão suspensas nos dias 24 a 28 de dezembro, 31 de dezembro e 1º a 4 de janeiro. Nos dias 29 e 30 de dezembro, o funcionamento será normal.


Mesmo durante a suspensão do expediente administrativo, o Saae manterá equipes operacionais em regime de plantão, assegurando a continuidade dos serviços essenciais, como a produção e o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto, além do atendimento a demandas emergenciais, a exemplo de correção de vazamentos e manutenções em redes.


As solicitações de serviços poderão ser registradas normalmente pelo telefone 115, com ligação gratuita. Para agilizar o atendimento, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula.

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EWC
22 de dezembro de 2025
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Chapada, em Itabira, foi temporariamente paralisada na manhã desta segunda-feira (23/12) para manutenção corretiva para desobstrução da rede de captação. Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira foi acionada para realizar a manutenção. O abastecimento foi temporariamente interrompido na Chapada e Boa Esperança. A previsão é que o reabastecimento gradativo inicie no fim da tarde de hoje. Entenda Após uma paralisação no abastecimento, a água leva um certo tempo para chegar às casas após o anúncio de reabastecimento. É o chamado retorno gradativo, que acontece porque a água tem um caminho a percorrer e isso leva tempo. Ao liberar os registros, a água precisa ir preenchendo a tubulação e necessita de pressão para avançar e ir mais longe. Assim, quanto mais distante do ponto de interrupção e mais alta for a região, maior tem que ser a pressão da água para que o abastecimento volte ao normal. Orientações O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Por Priscila Porto 20 de dezembro de 2025
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Senhora do Carmo voltou a operar neste sábado (20/12) após a conclusão de uma manutenção realizada pela equipe de eletromecânica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira. Com a retomada do funcionamento da unidade, a água voltou a ser tratada e o reabastecimento está sendo realizado de forma gradativa. Após períodos de paralisação, o fornecimento não é restabelecido de maneira imediata em todas as residências, pois a água precisa percorrer toda a rede de distribuição. Esse processo, conhecido como retorno gradativo, ocorre porque, ao serem liberados os registros, a água passa a preencher novamente as tubulações, o que exige tempo e pressão suficiente para alcançar os pontos mais distantes e as regiões mais altas. Por esse motivo, alguns imóveis podem perceber a normalização do abastecimento de forma mais lenta. O SAAE orienta a população a utilizar a água de forma consciente durante esse período até que o sistema esteja totalmente regularizado.
20 de dezembro de 2025
Uma bomba da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Senhora do Carmo apresentou falha e queimou na manhã deste sábado (20/12). Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira foi acionada para verificar a situação. Dessa forma, o abastecimento está temporariamente suspenso. O retorno do abastecimento acontecerá gradativamente a partir do momento que a ETA voltar a operar. Orientações O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.