Saae identifica e corrige problema de turbidez na distribuição de água

15 de janeiro de 2024

A turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos.

O  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atuou para corrigir um problema operacional que causou turbidez na água em bairros de Itabira no último fim de semana. Desde a madrugada de domingo (14), técnicos da autarquia fizeram manobras de descarga de rede e já nesta segunda-feira (15) a água se encontra de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas regulamentares. Medidas internas a fim de evitar que o fato volte a ocorrer estão sendo tomadas.


A turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos. É um parâmetro de aspecto estético do produto. 


“Houve queda de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza na madrugada de domingo (14), afetando o bombeamento e, com isso, não houve acionamento de uma válvula de retorno para os bairros Jardim dos Ipês, Santa Tereza, Gabiroba, condomínio Vila da Serra, loteamentos Flamboyant e Fazenda do Lago. O problema foi identificado na manhã de domingo e ocasionou o arrasto de partículas pela rede de distribuição. O que foi corrigido com manobras de descarga nas redes de distribuição desses bairros”, esclarece o gerente operacional do Saae, Valdecir Agno. 


O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã