Saae Itabira se filia a nova agência reguladora

Érico Porto • 8 de junho de 2022

Autarquia agora está filiada à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) se filiou, em maio, à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). Profissionais da instituição estiveram na cidade nessa segunda-feira (7) e conversaram com a direção e técnicos da autarquia.


Estiveram em Itabira a diretora-geral da Arisb-MG, Gleice Guimarães, o diretor administrativo, Arley Silva, e o diretor técnico-operacional, Filipe Woods.

Gleice Guimarães falou sobre a política de atuação da Arisb-MG, destacou a participação efetiva da agência e falou das próximas visitas técnicas que acontecerão no município. “Temos uma política de ser mais atuante nos municípios regulamentados, é uma forma de buscarmos sanar as não conformidades em parceria com as empresas de saneamento e os municípios”, destacou.


Para Karina Lobo, o perfil participativo da agência é de extrema importância para o Saae Itabira. “O papel da agência é normatizar e fiscalizar os serviços de água e de esgoto e solicitar adequações ao prestador de serviço. Para o Saae Itabira, que está trabalhando para buscar a excelência nos serviços prestados, é de grande valia termos essa parceria”, disse a diretora-presidente.


A reunião ainda tratou dos desafios do Novo Marco do Saneamento Básico. “Com a extensa zona rural do município, é positivo ver Itabira já se adequando às metas propostas na Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) e no Novo Marco do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020, que pretende garantir que no Brasil, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Nós da Arisb estamos engajados a orientar e ajudar os agenciados a chegarmos nessa meta”, finalizou Filipe Woods, diretor técnico-operacional da agência.

Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã