Sistema de abastecimento de água pode ter alterações na próxima semana

6 de dezembro de 2024

Manobras serão realizadas pelo Saae para amenizar o risco de desabastecimento. 

O fornecimento de água nas regiões atendidas pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza pode ser temporariamente alterado na próxima semana em virtude de manutenções corretivas no sistema de abastecimento. Na terça-feira (10), de 8h às 17, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira realizará uma manutenção no registro de entrada da estação e a correção de vazamento de água no registro de entrada do reservatório do bairro Juca Batista. 


As manutenções têm como objetivo evitar perdas de água, garantindo maior eficiência no fornecimento e a qualidade do serviço. Essas ações são essenciais para a melhoria contínua do sistema de abastecimento. Após o término das manutenções, o reabastecimento será realizado de forma gradativa. Manobras serão realizadas pelo Saae para amenizar o risco de desabastecimento. 


Orientações


O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d'água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. 


Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.


Atendimento ao cliente 


O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita.


Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã