Plantão: Ligue 115

Nota oficial - CPI da Água

jan. 30, 2024

O Saae ressalta sua missão de disponibilizar um serviço de saneamento básico de qualidade para o município, com responsabilidade socioambiental, e o compromisso de ser transparente com a população.

Diante dos apontamentos feitos por membros da CPI da Água na data de hoje, 29 de janeiro de 2024, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que a morte de peixes na represa da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, registrada em dezembro de 2023, foi ocasionada por choque térmico, em função da mudança na temperatura da água. Na data, fortes chuvas atingiram o município, o que pode ter aumentado o número de matéria orgânica no manancial, diminuindo assim o oxigênio.


A Polícia Militar de Meio Ambiente e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados e procederam vistorias na área da ETA e também procederam fiscalização no Distrito Industrial. No entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada. Nem mesmo nenhum sinal de óleo foi identificado no curso de água, conforme informam militares em boletim de ocorrência registrado pelo Saae. Não houve a distribuição de água para a população fora dos parâmetros permitidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. 


Além disso, o Saae informou o ocorrido à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e enviou laudos e comprovantes de ações decorrentes do acidente com derramamento de óleo na bacia da Pureza.


Sobre as queixas de turbidez na água, principalmente recebida por moradores do bairro Jardim dos Ipês, se faz necessário esclarecer que turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos. É um parâmetro de aspecto estético do produto. 


O bairro é abastecido pela ETA Pureza e, embora em dezembro a água tenha saído da estação dentro dos parâmetros permitidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, o Saae reconhece que os indicadores de cor e turbidez, posteriormente, tiveram alteração nas redes de abastecimento devido a falha técnica e problemas estruturais.


Em 2023, pelo menos duas limpezas foram realizadas no reservatório do bairro: uma em junho e outra em dezembro. No entanto, o reservatório que atende o bairro é de metal, e, devido à ação do tempo, tende a acumular corrosão e ferrugem, o que também pode vir a causar alteração na turbidez e na cor. O Saae estuda a substituição deste reservatório.


Além disso, em 14 de janeiro deste ano, houve queda de energia na ETA Pureza afetando o bombeamento. Com isso, não houve acionamento de uma válvula de retorno para os bairros Jardim dos Ipês, Santa Tereza, Gabiroba, condomínio Vila da Serra, loteamentos Flamboyant e Fazenda do Lago. O problema ocasionou o arrasto de partículas pela rede de distribuição. O que foi corrigido com manobras de descarga nas redes de distribuição desses bairros. 


O Saae ressalta sua missão de disponibilizar um serviço de saneamento básico de qualidade para o município, com responsabilidade socioambiental, e o compromisso de ser transparente com a população.

Compartilhe nas redes sociais

processo seletivo
17 mai., 2024
Será considerado eliminado(a) o candidato(a) que comparecer à entrevista com atraso superior a 10 minutos ou não comparecer no dia e horário estabelecido.
14 mai., 2024
Resultado final da 1ª etapa consiste em análise de inscrições, documentos e títulos
reservatório do milhão
14 mai., 2024
Para executar a limpeza, haverá a redução do volume de água distribuído para dezenas de bairros
Share by:
...