Nota oficial - Morte de peixes na ETA Pureza

19 de dezembro de 2023

O Saae ressalta que não houve a distribuição de água para a população fora dos parâmetros permitidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que na noite de ontem (18), por volta de 23h, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza foi paralisada devido relatos de odor na água bruta. No momento, foi feita a análise da água bruta e tratada e constatado que todos os parâmetros estavam de acordo com Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. Foram então iniciados os protocolos para descarga na barreira de captação, o que teve continuidade até a manhã desta terça-feira (19).


Ao amanhecer, os operadores se depararam com peixes submersos na represa da ETA Pureza. No entanto, esses peixes não entraram para a área de tratamento. Foi feita nova análise da água e inspecionados parâmetros como pH e demanda química de oxigênio (DQO). Não houve alteração desses parâmetros. 


A Polícia Militar de Meio Ambiente e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados e procederam vistorias na área da ETA e também procederam fiscalização no Distrito Industrial. No entanto, nenhuma irregularidade foi encontrada.


Uma das possibilidades para a morte dos peixes é o choque térmico, em função da mudança na temperatura da água no momento do temporal. As fortes chuvas também podem ter aumentado o número de matéria orgânica no manancial, diminuindo o oxigênio.


O Saae ressalta que não houve a distribuição de água para a população fora dos parâmetros permitidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021. As atividades da ETA Pureza foram retomadas por volta das 12h desta terça-feira (19).


Compartilhe nas redes sociais

Por Informática TI 11 de fevereiro de 2026
Confira o resultado preliminar do processo seletivo — Edital 01/2025, cargos: - Laboratorista, - Operador de ETA e ETE, - Técnico em Química, - Técnico em Saneamento.
Por Informática TI 3 de fevereiro de 2026
Considerando que, durante o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025, referente ao cargo de Analista – Advogado , foram identificados inconsistências na apuração e na divulgação dos resultados;
3 de fevereiro de 2026
Trecho da Rua Ipê do Cerrado será totalmente interditado entre as ruas Ipê Rosa e Ipê Branco, de 02/02 a 06/02