ETA de Senhora do Carmo retoma funcionamento após manutenção

Priscila Porto • 20 de dezembro de 2025

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Senhora do Carmo voltou a operar neste sábado (20/12) após a conclusão de uma manutenção realizada pela equipe de eletromecânica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira.


Com a retomada do funcionamento da unidade, a água voltou a ser tratada e o reabastecimento está sendo realizado de forma gradativa. Após períodos de paralisação, o fornecimento não é restabelecido de maneira imediata em todas as residências, pois a água precisa percorrer toda a rede de distribuição.


Esse processo, conhecido como retorno gradativo, ocorre porque, ao serem liberados os registros, a água passa a preencher novamente as tubulações, o que exige tempo e pressão suficiente para alcançar os pontos mais distantes e as regiões mais altas. Por esse motivo, alguns imóveis podem perceber a normalização do abastecimento de forma mais lenta.


O SAAE orienta a população a utilizar a água de forma consciente durante esse período até que o sistema esteja totalmente regularizado.

Compartilhe nas redes sociais

Por Informática TI 22 de junho de 2026
A interrupção acontece entre 07:30h e 17h30 e interfere no sistema do Anel Hidráulico Chacrinha