Início do período crítico de estiagem em Itabira

30 de julho de 2025

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informa que o município está entrando no período mais crítico da estiagem. Essa fase é caracterizada pela ausência prolongada de chuvas, elevação das temperaturas e aumento significativo no consumo de água.


Nesse cenário, os mananciais responsáveis pela captação de água que abastecem as principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) do município já apresentam sinais de redução no volume disponível, o que pode comprometer a regularidade do fornecimento nos próximos meses.


Neste primeiro momento, o Saae Itabira já adota medidas preventivas e trabalha em alternativas para garantir o abastecimento da população durante este período. Equipes técnicas monitoram constantemente a situação dos mananciais, avaliando soluções que possam minimizar os impactos no fornecimento de água. A autarquia manterá a população informada sobre a situação por todos os seus canais de comunicação.


Reforçamos sempre a importância do uso consciente e responsável da água!

Compartilhe nas redes sociais

29 de outubro de 2025
Com vazão reduzida a 13 litros por segundo, o Saae realizará captação e tratamento de água durante a madrugada para tentar garantir o volume de distribuição durante o dia
28 de outubro de 2025
O destaque do período vai para a correção de um vazamento em uma adutora localizada na rua Candidópolis, no bairro Água Fresca
28 de outubro de 2025
Situação exige atenção e consumo consciente.