Itabira decreta racionamento de água a partir de quarta-feira (24)
Rodízio será feito por regiões da cidade, com interrupção do fornecimento um dia por semana. Medida
terá validade até 30 de novembro, se necessário

Diante da pior estiagem dos últimos anos e do nível crítico dos mananciais que abastecem a cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira dará início, na próxima quarta-feira (24), ao racionamento de água no município. A decisão, aprovada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), terá validade até 30 de novembro.
De acordo com o plano que estabelece o rodízio de abastecimento: a cidade foi dividida em seis regiões, e cada uma terá o fornecimento suspenso um dia por semana, das 7h30 às 21h. Aos domingos, não haverá racionamento.
“O Plano de Racionamento é uma estratégia técnica para garantir justiça no acesso à água, mesmo em cenário de escassez. É a forma de distribuir o recurso de maneira equilibrada entre todos os bairros”, explica o presidente do Saae, Valdeci Fernandes Júnior.
Situação crítica dos mananciais
A falta de chuvas entre abril e setembro comprometeu severamente o abastecimento. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável por 60 bairros, reduziu a vazão de 130 l/s para 94 l/s, mesmo após a implantação da captação emergencial em agosto. Já a ETA Gatos caiu de 80 l/s para apenas 20 l/s. Essas duas unidades atendem quase 74% da população itabirana — cerca de 80 mil pessoas.
Prefeito reforça compromisso
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) destaca que a decisão foi difícil, mas necessária. “Sei o quanto a falta de água tem impactado a vida das famílias itabiranas. Essa medida é emergencial, mas temos um compromisso com a solução definitiva: o Projeto Rio Tanque, já iniciado pela Vale, que deve ser concluído em até três anos. Estamos trabalhando para cuidar das pessoas e garantir que ninguém fique desassistido neste período desafiador”.
Ações emergenciais já em andamento
Desde agosto, o Saae tem adotado medidas para mitigar os impactos da estiagem:
- Captação emergencial no Córrego Rio de Peixe, com reforço diário de até 5 mil m³;
- Aumento do fornecimento de água importada pela Vale (TAC 4), em 1.296 m³ por dia;
- Reúso de água na ETA Gatos, recuperando 180 m³ por dia;
- Correção de mais de mil vazamentos, reduzindo perdas na rede;
- Campanhas educativas de conscientização sobre o uso racional da água.
Serviços essenciais garantidos
Unidades de saúde, escolas, creches, asilos e demais serviços públicos essenciais terão prioridade. Em caso de necessidade, o Saae disponibilizará caminhões-pipa mediante solicitação.
Atendimento ao cidadão
- Telefone: 115 (gratuito, 24h)
- Posto de Atendimento: Travessa Gonzaguinha, 21, Esplanada da Estação, das 7h30 às 16h30 (segunda a sexta)

Compartilhe nas redes sociais