Técnicos do Saae Itabira conhecem processos e novos equipamentos em visita ao Saae de Passos

Érico Porto • 27 de abril de 2022

A troca de informações e conhecimentos é essencial para adoção de novas técnicas, formas de processos e boas práticas. Em busca desses objetivos, os técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) realizaram uma visita técnica ao Saae de Passos, nos dias 19 e 20 de abril. A equipe buscou conhecer um novo equipamento que auxilia nas manutenções de redes e ainda visitaram a organização administrativa e as estações de tratamento de água e esgoto da cidade.


Participaram da visita técnica o coordenador de projetos Dione Magela, o subgerente de transporte, Anésio Martins, e o gerente operacional Júlio Saldanha.


Para Anésio Martins, analisar o equipamento funcionando contribui para enxergar com precisão a parte técnica. “Tivemos a oportunidade em ver na prática o caminhão basculante acoplado a uma retroescavadeira, assim ficou mais fácil avaliar os aspectos técnicos e suas características de funcionamento”, comentou.


Já Dione Magela comenta que a visita foi importante para conhecer a estrutura de uma autarquia com demanda semelhante à de Itabira, já que os dois municípios têm número de habitantes quase idêntico. “A visita técnica é fundamental para analisar todo o processo de funcionamento de outra autarquia, assim podemos identificar os pontos de melhoria, analisar os nossos pontos fortes, elevação da produtividade e a otimização dos resultados”, disse.



“Fizemos a visita técnica com objetivo de analisar um novo equipamento para auxiliar na manutenção de redes e acabamos encontrando outros processos que podem contribuir e inovar processos de nossa cadeia de produção”, finaliza o gerente-operacional Júlio Saldanha.

Compartilhe nas redes sociais

28 de julho de 2025
Devido a uma manutenção corretiva na ETA Pureza, houve redução no volume de água fornecido
26 de julho de 2025
Uma instabilidade elétrica, registrada na tarde deste sábado (26), interrompeu temporariamente o abastecimento de água no distrito de Senhora do Carmo. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já foi acionada e trabalha para solucionar o problema. Orientações O SAAE recomenda que a população utilize a água de forma racional, evitando desperdícios. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água suficiente para suprir suas necessidades por, no mínimo, 24 horas. Com relação a soluções alternativas de abastecimento, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o SAAE deve garantir o fornecimento emergencial de água às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do abastecimento ultrapassar 24 horas. Atendimento ao cliente O Serviço de Atendimento ao Cliente do SAAE está disponível pelo telefone 115, com funcionamento 24 horas e ligação gratuita.
20 de julho de 2025
Abastecimento de água será temporariamente interrompido no período da manhã